sexta-feira, 20 de novembro de 2009

ENERGIA GERADA POR HIDRELÉTRICAS


Dentre as formas de obtenção de energia, a hidrelétrica está entre as que menos poluem, principalmente se comparada com os combustíveis fósseis, tendo em vista que não gera resíduos que poluem o ambiente.


Energia hidrelétrica é um tipo de energia concebida a partir da força das águas, geralmente utiliza um rio para impulsionar as turbinas, além dos desníveis do relevo ou quedas construídas pelo homem.


Esse tipo de energia responde por apenas 2,5% do total da energia usada no mundo e 15% da eletricidade gerada no mundo são oriundas dessa fonte. Diante desses percentuais, nota-se que a participação desse tipo de geração de energia ainda é modesta. O início da utilização dessa fonte de energia ocorreu por volta de 1860, na Europa. No entanto, o seu uso foi efetivamente difundido após a Segunda Guerra Mundial, pois inúmeras usinas foram construídas.


Nesse tipo de geração de energia é necessário que se tenha rios com grande volume de água e corram sobre relevo do tipo planalto, propiciando assim quedas de água. Em razão desse requisito, nem todo país tem condições naturais para a implantação de usinas hidrelétricas.


Os países que possuem grande potencial para geração de energia hidrelétrica são: Rússia, Canadá, Estados Unidos e Brasil. Todos eles possuem territórios de dimensões continentais e abrigam uma grande quantidade de rios. A produção desse tipo de energia é limitada em virtude das condições naturais necessárias, porém, apesar de sua limitação, apresenta vantagens em relação a outros tipos de fontes energéticas (petróleo, carvão e energia atômica). Dentre as vantagens estão: não gera diretamente poluição e não esgota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário